2014


Visita a Estação de Tratamento de Esgoto do ABC 


Prof.  Silvana,  Jovelina, Elton e Marcelo.
Público: Alunos dos 9º anos
Disciplinas: Ciências e Geografia
Data: 19/09/14

A atividade consiste em organizar uma visita com os alunos dos 9ºanos
a estação de tratamento de esgoto da SABESP (ETE ABC), trazendo a esse
público a explicação, através do monitoramento efetivado pelos próprios
funcionários da SABESP, dos diversos processos e procedimentos que
permitem fazer com que a água que vem suja para esse local retorne em
condições de consumo.
Além de sensibilizar sobre o uso consciente da água tanto na escola como
em casa.


VISITA A ESTAÇÃO
DE TRATAMENTO DE ESGOTO ABC



ROTEIRO DE ANÁLISE E OBSERVAÇÃO



-Qual a importância da água potável para a vida de todos nós e por que devemos
preservar esse recurso natural?
-Por que é importante tratar os esgotos?
-Identifique os impactos ambientais causados pelo esgoto domestico e industrial.
-Quais os processos de purificação da água?
-Quais atitudes que você pode ter para evitar o desperdício de água na escola e
no lugar onde vivem?
-De que forma podemos contribuir para qualidades das águas e diminuição de
enchentes nos  ambientes urbanos?
-O que você achou do trabalho de campo? É importante este tipo de trabalho? Por quê?



Imagens da visita a ETEC ABC



















































































Aquapolo ABC





Veja como funciona uma estação de tratamento de esgoto:



                          Trabalho de campo no Parque Ecológico do Tietê

Professores: Silvana, Elton, Marcelo e Jovelina
Público alvo: estudantes do Ensino Fundamental II
Disciplinas: Ciências e Geografia
Dia:05/09/14 

Introdução

O Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê realiza visitas orientadas à alunos de Escolas Públicas e Particulares. A visita inclui a Trilha Ecológica, uma área de refúgio de animais onde o aluno recebe informações sobre a flora e a fauna local, visita às antigas instalações do porto de areia e da olaria, ao minhocário e aos galpões de semeadura, estaquia e crescimento do viveiro de produção de mudas.
Portanto, a finalidade deste trabalho de campo no Parque Ecológico do Tietê é levar os estudantes a desenvolver uma consciência socioambiental, através de investigações de campo, com observação direta e registro dos fenômenos no lugar onde eles acontecem, visando o entendimento da complexidade ambiental do mundo em que vivemos, aproximando o discente cada vez mais das problemáticas ambientais.
Ao mesmo tempo por meio das atividades educacionais, serão abordados assuntos relacionados ao Meio Ambiente, Fauna, Flora, Lixo, Recuperação Ambiental e Poluição, que contribuirão para sensibilizar os educandos sobre a importância do consumo consciente e sustentável dos recursos naturais e materiais. 
E por fim, sensibilizar e capacitar os educandos envolvidos para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e para a formação de agentes multiplicadores na comunidade escolar.

Imagens do trabalho de campo:






















ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DOS ESTUDANTES

Aspectos para serem observados
Data e horário

Localização
(Local, Munícipio, Pontos de referência etc.)
Temperatura

Condição do tempo
Identifique as condições e informações
Água
Identifique as condições e informações
Solo
Identifique as condições e informações
Ar
Identifique as condições e informações
Descrição do ambiente
Como é o local?
Animais encontrados
Nome, variedade e quantidade
Plantas encontradas
Nome, variedade e quantidade

               O parque é uma paisagem natural ou uma paisagem cultural geográfica? Por quê? 

 A urbanização do município de SP afeta o meio ambiente do Parque? Como? Cite exemplos.
 No local examinado, vocês conseguiram observar alguma relação entre os animais ou entre as plantas e os animais? Se sim, de que tipo?
É possível perceber alguma interferência humana ao ambiente estudado ou aos seus redores?
Faça um pequeno relatório contando sobre o que você aprendeu, mais chamou sua atenção.
O que você achou do trabalho de campo? É importante este tipo de trabalho? Por quê?






Educação ambiental no ZOO SP


































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