Composteira


A composteira é um local designado para armazenar materiais orgânicos (restos de comidas, folhas, minhocas etc) que somados com os decompositores que são as bactérias e fungos, transformam o material em “composto”. O Composto é o resultado, que somado com a terra torna-se uma rica fonte de nutrientes para as plantas. O Produto é composto por série de caixas, sendo algumas digestoras e outra para coleta do chorume atóxico. Em poucos dias o lixo orgânico vira húmus.
Com uma composteira é possível nutrir hortas e plantações sem precisar utilizar fertilizantes químicos. Ao invés de eliminar compostos orgânicos para o lixo, o material é utilizado para adubar.
A destinação do resíduo orgânico, e sua decomposição em aterros ou lixões, ocasionam emissões de CH4(metano), colaborando para o aquecimento global. Portanto, a transformação do lixo orgânico em adubo contribui para redução dos gases do efeito estufa. Com esta atividade pedagógica estamos reaproveitando os resíduos orgânicos como adubo, e ao mesmo tempo diminuindo a contribuindo de gases do efeito estufa.
A composteira utilizada na escola é do Projeto Composta SP, da prefeitura de SP.


Ações na escola:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.