PREFEITURA
DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
SME-
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
DRE-
SÃO MIGUEL PAULISTA
EMEF
GENERAL NEWTON REIS
PROJETO
ESCOLA SUSTENTÁVEL:
APRENDENDO A VIVER DE FORMA SUSTENTÁVEL
Público Alvo: Comunidade escolar
APRENDENDO A VIVER DE FORMA SUSTENTÁVEL
A degradação ambiental torna-se tão evidente que a
preocupação com o planeta é de cunho mundial, exigindo tomada de posição e o
desenvolvimento de ações que venham contribuir para minimizar os problemas
ambientais e garantir melhoria na qualidade de vida.
Portanto, este projeto tem como finalidade fazer com que
o estudante desenvolva uma consciência socioambiental, através de situações de
aprendizagens, visando o entendimento da complexidade ambiental do mundo em que
vivemos, aproximando o discente cada vez mais da realidade em que vive. Desta
forma, o plano de ação do projeto consiste em:
· Constituir uma cidadania socioambiental,
valorizando os conhecimentos prévios e a cultura dos educandos;
·
Proporcionar aos estudantes que sejam
protagonistas do seu aprendizado, por meio da participação ativa, através da
experimentação, pesquisas em grupo, estimulo a reflexão e o desenvolvimento do
raciocínio;
·
Criar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade
de Vida na Escola;
·
Reconhecer os problemas ambientais locais, e
os impactos que suas ações cotidianas podem gerar;
·
Estimular a adoção de novos valores e
atitudes em relação às questões socioambientais;
·
Oferecer situações de educativas visando à
redução da emissão de gases de efeito estufa que só será possível se algumas
mudanças de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo e ao consumo dos
recursos naturais, tais como água e energia e entre outras;
·
Criar uma horta para desenvolvimento de aulas
práticas de educação ambiental;
·
Tornar o espaço escolar sustentável;
·
Plublicar no blog as práticas de educação
ambiental e sustentabilidade realizadas na escola.
A longo prazo:
·
Instalar coletores: destinados à coleta
seletiva de resíduos, coletor de águas pluviais, e sensores de luz nas salas de
aulas.
Enfim, o projeto visa difundir e incentivar práticas
ambientais e sustentáveis, aplicando a educação ambiental, que consequentemente
irão refletir em mudanças de comportamento e dos educandos visando a
constituição de cidadania ativa nas questões socioambientais.
A avaliação do projeto será realizada em conjunto com
alunos, professores, coordenadoras e direção: com apresentação de atividades
realizadas sobre educação ambiental e sustentabilidade na Mostra Cultural, com
depoimentos pessoais, relato de experiências, verificação de mudanças de
práticas.
Objetivos
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Ações
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Agentes envolvidos
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Oferecer
situações de educativas visando à redução da emissão de gases de efeito
estufa que só será possível se algumas mudanças de comportamento em relação à
coleta seletiva do lixo e ao consumo dos recursos naturais, tais como água e
energia e entre outras.
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Instalação
de coletores para coleta seletiva.
Construção
de uma mini horta com os alunos.
Estudo
de Campo ao Parque Ecológico do Tietê, com a finalidade reconhecer as fauna e
flora do local, as relações entre os seres que ali habitam, os impactos
ambientais. Socializar as informações produzidas pelos alunos.
|
Comunidade
escolar
|
Conferência Infanto-juvenil do Meio Ambiente da EMEF General Newton Reis - 2013
A Primeira Conferência Infantojuvenil da EMEF Gal. Newton Reis foi realizada no dia 21 de agosto de 2013, contou a com a presença de estudantes do 6º ao 9º anos, dos docentes Silvana, Elton, Marcelo e Roselice, da Coordenadora Pedagógica Milenrose, e da equipe gestora dona Maria Luiza e dona Abigail.
A atividade iniciou com a exibição do vídeo “O que é sustentabilidade?”, em seguida os professores explicaram o conceito de escola sustentável e a importância do desenvolvimento de atividades voltadas para as questões socioambientais.
Logo em seguida, os docentes e discentes presentes foram divididos em grupos por temas: ar, terra, fogo e água. Cada grupo ficou responsável por identificar os principais problemas ambientais e possíveis soluções, tanto na escola como no bairro. Cada equipe (ar, terra, fogo e água) apresentou as principais problemáticas e possíveis soluções, em seguida foi oportunizada a discussão dos temas por meio de perguntas, respostas e esclarecimentos de dúvidas.
O elemento escolhido para ser estruturante do Projeto Escola Sustentável: Aprendendo a viver de forma sustentável foi o Ar, pois este tema envolve as mudanças climáticas, que diretamente afetam os outros elementos (água, fogo e terra).
Enfim, pela participação, desempenho e interesse durante atividade foi selecionado como delegada a estudante Giovana Aleixo da 6ªsérie C, e como suplente de delegado e o Heitor Santos da 7ºC.
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
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