Projeto


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
SME- SECRETARIA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
DRE- SÃO MIGUEL PAULISTA
EMEF GENERAL NEWTON REIS




PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL:

 APRENDENDO A VIVER DE FORMA SUSTENTÁVEL


Público Alvo: Comunidade escolar




APRENDENDO A VIVER DE FORMA SUSTENTÁVEL

A degradação ambiental torna-se tão evidente que a preocupação com o planeta é de cunho mundial, exigindo tomada de posição e o desenvolvimento de ações que venham contribuir para minimizar os problemas ambientais e garantir melhoria na qualidade de vida.

Portanto, este projeto tem como finalidade fazer com que o estudante desenvolva uma consciência socioambiental, através de situações de aprendizagens, visando o entendimento da complexidade ambiental do mundo em que vivemos, aproximando o discente cada vez mais da realidade em que vive. Desta forma, o plano de ação do projeto consiste em:

·       Constituir uma cidadania socioambiental, valorizando os conhecimentos prévios e a cultura dos educandos;

·        Proporcionar aos estudantes que sejam protagonistas do seu aprendizado, por meio da participação ativa, através da experimentação, pesquisas em grupo, estimulo a reflexão e o desenvolvimento do raciocínio;

·        Criar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola;

·        Reconhecer os problemas ambientais locais, e os impactos que suas ações cotidianas podem gerar;

·        Estimular a adoção de novos valores e atitudes em relação às questões socioambientais;

·        Oferecer situações de educativas visando à redução da emissão de gases de efeito estufa que só será possível se algumas mudanças de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo e ao consumo dos recursos naturais, tais como água e energia e entre outras;

·        Criar uma horta para desenvolvimento de aulas práticas de educação ambiental;

·        Tornar o espaço escolar sustentável;

·        Plublicar no blog as práticas de educação ambiental e sustentabilidade realizadas na escola.

A longo prazo:

·        Instalar coletores: destinados à coleta seletiva de resíduos, coletor de águas pluviais, e sensores de luz nas salas de aulas.
Enfim, o projeto visa difundir e incentivar práticas ambientais e sustentáveis, aplicando a educação ambiental, que consequentemente irão refletir em mudanças de comportamento e dos educandos visando a constituição de cidadania ativa nas questões socioambientais.

A avaliação do projeto será realizada em conjunto com alunos, professores, coordenadoras e direção: com apresentação de atividades realizadas sobre educação ambiental e sustentabilidade na Mostra Cultural, com depoimentos pessoais, relato de experiências, verificação de mudanças de práticas.
 


Objetivos
Ações
Agentes envolvidos


Oferecer situações de educativas visando à redução da emissão de gases de efeito estufa que só será possível se algumas mudanças de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo e ao consumo dos recursos naturais, tais como água e energia e entre outras.
Instalação de coletores para coleta seletiva.


Construção de uma mini horta com os alunos.

Estudo de Campo ao Parque Ecológico do Tietê, com a finalidade reconhecer as fauna e flora do local, as relações entre os seres que ali habitam, os impactos ambientais. Socializar as informações produzidas pelos alunos. 
Comunidade escolar



Conferência Infanto-juvenil do Meio Ambiente da EMEF General Newton Reis - 2013


A Primeira Conferência Infantojuvenil da EMEF Gal. Newton Reis foi realizada no dia 21 de agosto de 2013, contou a com a presença de estudantes do 6º ao 9º anos, dos docentes Silvana, Elton, Marcelo e Roselice, da Coordenadora Pedagógica Milenrose, e da equipe gestora dona Maria Luiza e dona Abigail.
A atividade iniciou com a exibição do vídeo “O que é sustentabilidade?”, em seguida os professores explicaram o conceito de escola sustentável e a importância do desenvolvimento de atividades voltadas para as questões socioambientais.
Logo em seguida, os docentes e discentes presentes foram divididos em grupos por temas: ar, terra, fogo e água. Cada grupo ficou responsável por identificar os principais problemas ambientais e possíveis soluções, tanto na escola como no bairro. Cada equipe (ar, terra, fogo e água) apresentou as principais problemáticas e possíveis soluções, em seguida foi oportunizada a discussão dos temas por meio de perguntas, respostas e esclarecimentos de dúvidas.
O elemento escolhido para ser estruturante do Projeto Escola Sustentável: Aprendendo a viver de forma sustentável foi o Ar, pois este tema envolve as mudanças climáticas, que diretamente afetam os outros elementos (água, fogo e terra).
Enfim, pela participação, desempenho e interesse durante atividade foi selecionado como delegada a estudante Giovana Aleixo da 6ªsérie C, e como suplente de delegado e o Heitor Santos da 7ºC.

CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA








































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.